Pular para o conteúdo principal

Lesões Elementares e Acne



        Sabe-se que uma pessoa com Acne poderá apresentar em sua pele vários tipos de lesões elementares (umas primárias outras secundárias), dependendo do grau dessa acne. Ainda que, algumas dessas lesões presentes na acne poderão estar presentes em algumas patologias dermatológicas como, por exemplo, o herpes, psoríase, entre outras. `Portanto, lesão elementar não quer dizer patologia, mas, várias patologias diferentes podem apresentar, por vezes, tipos de lesões elementares comuns a vários tipos de afecções dermatológicas diferentes.
        Classificação Básica das Lesões Elementares
Lesões Elementares Primárias
  1. Alterações de cor - planas;
  2. Formações sólidas;
  3. Coleções Líquidas:

Lesões Elementares Secundárias
     4.  Alterações da espessura;
     5.  Perdas Teciduais;

        A partir do conhecimento dessas lesões, mais todos os outros dados colhidos na anamnese é que o esteticista norteará então suas condutas.
      Eritema: lesão elementar primária, aparece em forma de macha vermelha na pele, que desaparece a vitropressão (quando se comprime o local, o eritema desparece ou diminui muito) aparece porque está havendo vasodilatação nos capilares da derme no lugar onde se vê o eritema. Há patologias diferentes que tem como um de seus sinais, o eritema, por exemplo:
O Lúpus eritematosos sistêmico  causa um eritema em forma de asa de borboleta na face, as doenças virais causam eritemas em vários locais, a psoríase causa o surgimento de placas eritematosas na pele.
       Pápula: lesão elementar primária sólida e circunscrita (delimitada), pequena, menor que 1 cm, alta sobre a pele e pode ter em sua superfície o formato plano ou encurvado, pode ser superficial ou profunda, atingindo a derme.
        Placa: maior que a pápula, maior que um centímetro, pode ser formada pela união de várias pápulas (placa papulosa), e tem a superfície plana, que poderá estar descamando, com crosta ou queratinizada ou até macerada (esfarelando).
        Vesícula:Lesão elementar de conteúdo líquido. Pequena bolha. Aparece na pele como uma pequena cavidade com conteúdo líquido claro, intraepidérmica, menor que 1 cm, elevada e circunscrita;
        Bolha: Cavidade com conteúdo líquido claro ou hemorrágico, maior que 1 cm, que pode estar situada na derme, ou entre a derme e a epiderme.
        Flictena: Bolha causada por queimadura.
Algumas patologias onde podemos verificar a presença de bolhas são o herpes e o impetigo.


        Pústula: Lesão de conteúdo líquido, similar a vesícula, porém seu conteúdo é purulento (provem de processo infeccioso ou não, por exemplo, as pústulas presentes no impetigo e na acne são sépticas (infectadas por toxinas bacterianas), já as presentes na psoríase pustulosa são assépticas (não é por infecção bacteriana, pois a psoríase é uma patologia auto imune).
       Cicatriz: Lesão elementar secundária que também pode ocorrer na Acne. Surge como uma lesão brilhosa sem anexos cutâneos (pêlos, glãndulas), formada devido a um processo de reparação tecidual. Ex: corte. Pode ser plana na pele, mais funda que a pele ou elevada. Ex: As estrias são um tipo de cicatriz, nelas ocorre perda tecidual na derme, pois fibras de colágeno e elastina da derme se rompem e formam uma cicatriz interna que visualizamos e sentimos na epiderme, porque houve perda tecidual.
        Crosta: Lesão elementar secundária, formada a partir de uma lesão primária, conhecida como "casquinha de machucado", é uma massa que se forma na área de perda tecidual devido ao ressecamento de alguma secreção que vazou no local da lesão (sangue, pús, serosa) e, dependendo do líquido que ressecou a crosta terá uma cor específica.

Obs.: A  rosácea é uma patologia que ocorre na mulher, por fragilidade capilar da derme que se apresenta como um tipo de acne.

Acne
Conceito:
        É uma patologia inflamatória crônica, de caráter universal, que desenvolve-se principalmente na população jovem do sexo masculino, porque a acne depende da testosterona, e o rapaz, na puberdade, tem um grande aumento da produção desse hormônio, porém, as mulheres, na puberdade, também apresentam uma pequena produção de testosterona, suficiente para produzir acne também na mulher.
       Não ameaça a vida, porém, traz um comprometimento psico-social, levando talvez ao isolamento social quando a pessoa apresenta um grau de acne mais elevado. 
        É multifatorial (vários fatores podem levar ao seu desenvolvimento e aumento de grau) e pode ocorrer por fator genético, sua fisiopatogenia é complexa.
        Fisiopatogenia da Acne

    1. Ocorre produção de sebo exagerada pelas glândulas sebáceas por estímulo hormonal;
    2. Ocorre hiperqueratinização no folículo pilosebáceo que causa uma "rolha" que não permite o escoamento normal do sebo (que e]já está sendo também produzido em maior quantidade); Aqui, inicia-se o grau não inflamatório da acne.
   3. Há colonização bacteriana, principalmente pela bactéria P. acnes, que normalmente não é patogênica, mas, devido o acumulo de sebo, ocorre mudança do pH no local, promovendo o crescimento dessas bactérias de forma patogênica; Grau inflamatório e indo para o infeccioso da acne.
   4. Ocorre liberação de substâncias pró inflamatórias devido as toxinas liberadas pela bactéria.
Nas ilustrações aqui abaixo, o folículo normal, antes da acne.


Agora, ilustrações da Acne, formando os comedões: aberto ou preto e fechado ou branco:



As 4 ilustrações acima são do site: http://www.elascontraacne.com.br/pt/acnes-e-espinhas/acne-x-espinha/#

Causas não Hormonais da Acne

  • Stress;
  • Alimentação;
  • Higienização da pele;
  • Cosméticos utilizados na pele;
  • Medicamentos (como os corticóides);
  • Idade (na puberdade é mais prevalente);
  • Patologias (ovário policistíco)
Resumo Ilustrado da Fisiopatologia da Acne

(fonte: www.saudecominteligencia.com.br)

Então, a lesão inicial da acne é o  microcomedão, onde há leve dilatação do canal folicular, pequeno aumento do tamanho das células foliculares e aumento da queratinização dos corneócitos da epiderme (camada mais superficial da pele, a parte da pele que conseguimos ver e tocar).
        Quando o folículo fica tão cheio de sebo, suas paredes rompem-se e seu conteúdo extravasa para a derme (camada mais profunda abaixo da epiderme) e entra o grau inflamatório e após o infeccioso.


Graus da Acne
  •      Grau I não inflamatório, fase comediana: Há comedões abertos e fechados;
  •      Grau II inflamatório: Há comedões abertos, fechados, pápulas e pústulas; Pápulas estão presentes no inicio do processo inflamatório da acne, e pústulas, quando já está havendo evolução para um quadro mais grave, é o final do grau inflamatório, partindo para o infeccioso.
  •      Grau III inflamatório crônico: As lesões dos graus anteriores mais nódulos e cistos (chamados de "espinhas internas" menores); Já podem começar a deixar cicatrizes;
  •      Grau IV: Há lesões dos graus anteriores mais abcessos grandes (infecciosa); Deixam cicatrizes;
  •      Grau V: Acne Fulminanate, onde há as lesões mais graves e ainda necrose tecidual, esse estágio da acne pode ameaçar a vida do paciente. É tratado com antibioticoterapia prescrita pelo médico, mais medicações tópicas. As cicatrizes são muito profundas e difícil de tratar.











   
     
     

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação Facial 1 - Classificando a Pele

        Para o(a) Profissional  Esteticista avaliar, ou seja, analisar a pele da face do cliente, antes, precisa compreender bem a anatomia e fisiologia da pele, saber identificar lesões elementares nessa pele, tendo em vista que são esses conhecimentos que o nortearão em suas decisões a cerca dos protocolos que recomendará a cada cliente seu. Pontos importantes a saber sobre a pele: O Manto Hidrolipídico         O equilíbrio fisiológico da pele está relacionado  ao seu manto hidrolipídico (camada protetora que está sobre a camada córnea da epiderme, formado basicamente por suor e sebo (gordura, lipídio) provenientes das glândulas sudoríparas e sebáceas respectivamente), esse manto é o hidratante natural da nossa pele. Protege a pele da evaporação excessiva de água proveniente da derme que hidrata e nutre a epiderme impedindo seu ressecamento. Atua como uma película protetora e auxilia também na manutenção do pH da pele.                 Se esse manto for muito "gr

Semiologia Cutânea na Estética Facial - Parte 1 - Tipos de Pele - Introdução

Esse breve vídeo abaixo é uma demonstração sintetizada de como identificamos os tipos de pele. (Da: EDUBRAS)