A Anamnese (entrevista clínica do paciente), mais a avaliação minuciosa da pele devem constar da primeira consulta do cliente com o profissional de Estética. E, para que esta avaliação Estética seja bem sucedida, trazendo um diagnóstico correto da condição da pele do paciente, e para que assim, o profissional possa propor e elaborar um protocolo de cuidados Estéticos que realmente atendam as necessidades dessa pele e possa trazer no final, os resultados esperados, antes de tudo, o profissional necessidade ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da pele, alem da Cosmetologia, e conhecer também as técnicas e instrumentos que podem ser utilizados para avaliar essa pele, para então, conseguir analizar a pele, reconhecer oque está faltando nessa pele e que tipos de lesoes elementares esse cliente apresenta, e o que essas lesões indicam, ou seja, se por exemplo, o cliente apresenta lesões típicas de "acne", dependendo do tipo de lesões encontradas também é possível classificar qual é o grau dessa acne, e então, pode se escolher os melhores ativos, métodos e técnicas que irão compor o protocolo desse tratamento. Assim sendo, os conhecimentos de base (anatomia, fisiologia, bioquímica, Cosmetologia, dentre outros dos quais os profissionais fazem uso, não podem ser negligenciados.
As lesões elementares (de elementos) da pele, podem ser divididas em:
Primárias e secundárias, e dentro desta classificação básica haverá várias subdivisões subsequentes.
Lesões Primárias:
Lesões Secundárias:
Alterações de consistência e espessura: queratose, liquenificação, cicatriz, esclerose.
Alterações por perda tecidual: Úlcera, crosta, fissura, fístula, escara.
Aproveitando deixo uma foto que explica sobre a acne, que é um processo inflamatório complexo do comedão ( que é uma lesão elementar primária) formando pápulas, pústulas, e, dependendo do seu grau, evolui, apresentando outras lesões secundárias (como a cicatriz).
Primárias e secundárias, e dentro desta classificação básica haverá várias subdivisões subsequentes.
Lesões Primárias:
Acima, fotos de tipos diferentes de machas (do curso da Unifesp já mencionado)
- Planas - Máculas ou Manchas que podem ocorrer por alterações: Vásculo sanguíneas (Eritema, Telangiectasia, Púrpura, Mancha angiomatosa, mancha anêmica) e/ou por alterações pigmentares (As leucodermias: hipercromia. hipocromia, acromia)
- Sólidas - Comedões ("cravos", que são formados por rolha de sebo tampando a saída do folículo, quando ficam sem camada córnea da pele sobre eles, chamam-se comedões abertos, ficam pretos na superfície onde a pele recebe luz devido a oxidação. Quando há camada córnea da pele recobrindo a saída do folículo, então o sebo não oxida e permanece clarinho, é o comedão fechado. Outras lesões sólidas são: Pápula, placa, nódulos, cistos (de conteúdo pastoso), urtica, vegetação.
pápulas
- De conteúdo Líquido : Bolhas, Vesículas, Flictenas, Abscesso, Cisto (de conteúdo líquido), hematoma.
Comentários
Postar um comentário