Pular para o conteúdo principal

Linfologia e Suas Tecnologias na Estética e Cosmética - Parte 1

     
Imagem da aula prática de DLM Facial de Gabi Tuller.


        A primeira vez que ouvi o termo "linfologia", foi há uns anos atrás ao assistir no programa Estética na TV uma entrevista com o Esteticista e Especialista na área de linfologia, Orlando Sanches, e fiquei muito interessada em conhecer esse tema que é tão importante para todos os profissionais de Saúde, principalmente, os envolvidos no segmento de Saúde e Bem Estar.
     
Mas, antes de tudo, o que é Linfologia?

        Segundo definição da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia:


"Linfologia é o estudo das patologias Linfáticas tais como: Obstruções
Linfáticas, Linfangites (Processos Inflamatórios), complicações
como Linfedemas sejam  de nascença ou de complicações como por
exemplo: tumor de mama e outras patologias.
O profissional com vivência nessa área é o Linfologista. "


Para compreendermos como é realizada a Drenagem Linfática Manual (DLM), precisamos antes, percorrer uma trilha de conhecimentos a saber:

#Anatomia e Fisiologia dos Sistemas:
*Linfático;
*Cardio Circulatório (Sanguíneo);
*Intersticial;
*Formação e Constituição da Linfa;
*Fisiopatologia dos Edemas;
*Efeitos da Drenagem Linfática sobre o Organismo em geral;
*A prática da Drenagem Linfática Manual no corpo todo;
*A Drenagem Linfática na Estética;
*Princípios ativos que potencializam a Drenagem Linfática (Aromaterapia),;

Além desses conhecimentos teórico práticos, é importante e interessante conhecermos um pouco da história da Drenagem Linfática.

Anatomia e Fisiologia
Do Sistema Cardio Circulatório

* Vou deixar como dica opcional para vocês aqui o canal "Anatomia e Etc. com Natalia Reinecke." que possui play lists completas de videos de anatomia e fisiologia humana muito didáticos que facilitam muito nosso aprendizado.
     

Este vídeo acima é o primeiro de uma serie de seis vídeos todos sobre o sistema Cardiovascular, vocês podem assistir a todos para se aprofundarem no tema, pois é muito importante. Também há video aulas específicas nesse canal sobre a fisiologia do Sistema Linfático. Esse video abaixo é o primeiro de uma série de 4 vídeos dessa série com a Professora Natália.












Como nosso blog trata especialmente de Estética, um canal o qual eu acompanho, sou superfã e super indico pela seriedade e compromisso da profissional, é o canal "Tratando de Estética com Gabi Tuller", que traz todas as vídeo aulas específicas para o pessoal da Estética e Cosmética se aprofundarem no assunto, é muito bom.


Drenagem Linfática "Aula Teórica"da Professora Gabi Tuller

Drenagem Linfática Manual Corporal "Aula Prática com Gabi Tuller"


Drenagem Linfática Manual Facial "Aula Prática com Gabi Tuller"




Mitos e Verades sobre a Drenagem Linfática.

Localização dos Linfonodos com a Esteticista Gabi Tuller


Perceba como é rico e vasto esse conhecimento sobre o Sistema Linfático e a Drenagem Linfática!

É muito importante estudarmos, pois é necessário a conhecimento da anatomia e fisiologia  do sistema linfático, para compreender como, quando e porque realizar a drenagem linfática de forma correta e eficaz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesões Elementares e Acne

        Sabe-se que uma pessoa com Acne poderá apresentar em sua pele vários tipos de lesões elementares (umas primárias outras secundárias), dependendo do grau dessa acne. Ainda que, algumas dessas lesões presentes na acne poderão estar presentes em algumas patologias dermatológicas como, por exemplo, o herpes, psoríase, entre outras. `Portanto, lesão elementar não quer dizer patologia, mas, várias patologias diferentes podem apresentar, por vezes, tipos de lesões elementares comuns a vários tipos de afecções dermatológicas diferentes.         Classificação Básica das Lesões Elementares Lesões Elementares Primárias Alterações de cor - planas; Formações sólidas; Coleções Líquidas: Lesões Elementares Secundárias       4.  Alterações da espessura;      5.  Perdas Teciduais;         A partir do conhecimento dessas lesões, mais todos os outros dados colhidos na anamnese é que o esteticista norteará então suas condutas.       Eritema: lesão elementar primária , aparece

Avaliação Facial 1 - Classificando a Pele

        Para o(a) Profissional  Esteticista avaliar, ou seja, analisar a pele da face do cliente, antes, precisa compreender bem a anatomia e fisiologia da pele, saber identificar lesões elementares nessa pele, tendo em vista que são esses conhecimentos que o nortearão em suas decisões a cerca dos protocolos que recomendará a cada cliente seu. Pontos importantes a saber sobre a pele: O Manto Hidrolipídico         O equilíbrio fisiológico da pele está relacionado  ao seu manto hidrolipídico (camada protetora que está sobre a camada córnea da epiderme, formado basicamente por suor e sebo (gordura, lipídio) provenientes das glândulas sudoríparas e sebáceas respectivamente), esse manto é o hidratante natural da nossa pele. Protege a pele da evaporação excessiva de água proveniente da derme que hidrata e nutre a epiderme impedindo seu ressecamento. Atua como uma película protetora e auxilia também na manutenção do pH da pele.                 Se esse manto for muito "gr

Semiologia Cutânea na Estética Facial - Parte 1 - Tipos de Pele - Introdução

Esse breve vídeo abaixo é uma demonstração sintetizada de como identificamos os tipos de pele. (Da: EDUBRAS)